Pular para o conteúdo principal

A origem da imagem do diabo

Diabo é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna do folclore medieval cristão. O Poder da Igreja que se aliou ao império romano temendo perder seus fiéis para o paganismo, apropriou-se de um elemento de cada deus pagão (vermelho como Marte-deus da guerra, Pan deus dos bosques e pastores, representado com chifres, orelhas e pernas de bode, o Tridente de Netuno divindade das Água a quem os navegantes evocavam proteção) e reuniu-os, para que toda vez que um de seus fiéis olhasse para uma divindade sentisse medo, associando-a ao mito pagão Lúcifer(portador da luz) com as trevas. Este mito sequer existe nas escrituras do Velho Testamento Original (Tanach Judaica).
No Antigo Testamento (AT) o conceito do mal não existe de forma personificada e autônoma em relação a Deus. Na visão monista, característica do AT, a soberania absoluta de Deus não é ofuscada por nada. Deus é o autor de todas as coisas, sejam elas compreendidas como boas ou más pelo ser humano. No AT existem apenas quatro referências ao Diabo como sendo um ser sobrenatural devido ao fato de que a figura de Satã é desnecessária, afinal, Javé é responsável pelo mal. A falta de um dualismo radical entre o bem e o mal explica-se pela exclusividade de Javé. Somente três séculos anteriores à era cristã é que houve tendência de considerar os demônios como seres predominantemente nocivos(antes disto não). O mal é conseqüência da desobediência do homem, logo, não há necessidade de Satã. o Antigo Testamento é permeado por uma visão monista, onde Deus é que garante a ordem cósmica e qualquer ser ou pessoa que pretenda atrapalhar esta ordem, recebe a devida retribuição por sua desobediência.
Neste sentido, pode-se dizer que no Antigo Testamento o mal praticado pelo ser humano traz embutido em si o castigo. Assim sendo, seria correto afirmar que o Deus Javé é o originador de uma série de males em retribuição ao mal praticado pelo ser humano, todavia ele não é o causador do mal em um sentido moral.
Alguns autores se referem ao cristianismo como uma posição intermediária entre o monismo do AT e o "dualismo persa e grego"(que influenciou mais o cristianismo que o próprio judaismo), classificando-o como semi-dualista.
Foi no século IV que São Jerônimo providenciou a versão latina da Bíblia, que empregou o termo Lúcifer (significa “o que leva a luz”) para traduzir a expressão hebraica que corresponde à “estrela da manha”, e “astro brilhante” ou “aurora” e “manha”. A partir de um dos textos de Isaías (Is 14:12-15), o profeta refere-se a uma "personagem histórica concreta", o rei de Babilônia, mas o cristianismo dos pais da igreja tinha como uma de suas regras a "Inversão Teológica" interpretando o Antigo Testamento em função do Novo Testamento e isso fazia com que muitos textos tivessem sua leitura descontextualizada da narração histórica. Mediado por Lúcifer, Satã se transformou no Diabo. Assim sendo, essa narrativa, além de retirar de Deus a responsabilidade pela criação do mal, reafirmava sua onipotência, conciliando monismo e dualismo.
O cristianismo, nos seus séculos iniciais, cumpriu o papel de redefinir os agentes sociais a serem demonizados. Já é possível identificar no Evangelho de Mateus uma estratégia de demonização por parte do cristianismo. Em aproximadamente 80 d.C, conflitos sociais entre o cristianismo do final do século I e o judaísmo rabínico foram interpretados pelos evangelistas cristãos como uma batalha cósmica entre o bem e o mal.
Já em meados do século II, os judeus deixam de ser inimigos sociais e políticos ameaçadores. Sendo assim, os romanos, em função de suas perseguições, passaram a ser identificados como tais.
No século III, a prática do NT de demonizar os adversários políticos já estava incorporada ao cristianismo. Seja pela demonização de adversários políticos (universo extra-psíquico) ou pela demonização das próprias lutas pessoais (universo intra-psíquico) a luta contra o Diabo viria a se tornar uma prática bastante presente no cristianismo.
A Aliança entre o Império Romano e a Igreja Cristã passou então a demonizar e a moldar a figura do Diabo como forma de opor aos deuses romanos (Marte venerado pelo exército, Pan na comunidade agrícola, Netuno entre os navegantes e Hermes o intercâmbio entre Olimpo e os mortais, de certa forma "demonizando" a mediunidade fora da Igrejas e "divinizando" a mediunidade sob as rédeas do império e do clero)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incorporação involutária na Umbanda

Num fórum sobre Religião e Espiritualidade um usuário perguntou: -É Possível alguém sem preparo, ser surpreendido e incorporar/receber uma entidade ? - O Que realmente é necessário para um umbandista ser virante (receber entidades) ? - Quem está incorporado vê, ouve, sente ? Tem mais - a Queria saber quando posso receber meu guia (sou de ogum) b quais cores são, e se posso usar diariamente, ou so no momento de trabalho ?

Qual a finalidade da umbanda?

Qual a finalidade da umbanda? Os adeptos dessa religião acreditam em Jesus? Por que são discriminados e chamados de macumbeiros? O que o umbandismo prega? Por que nos seus rituais, sempre incorporam espíritos? O q esses espíritos querem? Eu estive lendo q a umbanda não faz "trabalhos", quem faz esse tipo de coisa é a Quimbanda (q cultua os espíritos maus, faz macumba, bruxaria, feitiçaria, etc). É verdade? A melhor resposta escolhida pela autora da pergunta foi a da Gaúcha PGR7C Qual a finalidade da umbanda? chegar ao coração das pessoas e torna-las um ser humano de verdade, alguém capaz de amar , sem preconceito, alguém realmente humilde. CRISTO - OXALÁ NA UMBANDA Os adeptos dessa religião acreditam em Jesus? sim, acreditamos , apenas o chamamos de Oxalá, também sabemos que se Oxalá não permitir , nada acontece, ninguém trabalha (entidade)

Defumação na Umbanda Ponto Cantado para ouvir e Baixar grátis

Ponto Cantado de Umbanda - Defumação By Daniel Vinhas Defumação – Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Gravação: Abertura e Encerramento – Umbanda nas 7 Linhas - Ponto Cantado de Umbanda - Defumação Intérprete: Carlos Buby Ponto Cantado na Umbanda by varios artistas DOWNLOAD Religioso Tracks Defumação – Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo 2:02 imagem Letra: Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Jesus Cristo incensou aos filhos seus Eu incenso, eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá Eu incenso, eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá Estou incensando, estou defumando A casa do Bom Jesus da Lapa Baixar Ponto Cantado na Umbanda Defumação Download do audio mp3 grátis Ponto Cantado de Umbanda - Defumação   Classificação feita por usuários: 4.8 de 5. Vote também  Comments System WIDGET PACK

A Magia de Umbanda - por Paula Monteiro

O livro de Paula Montero traz original e preciosa informação sobre um significativo segmento das terapias alternativas oferecidas aos brasileiros. Da doença a desordem constitui rigorosa analise das práticas terapêuticas da Umbanda e da cosmovisão que inspira a sua interpretação etiológica da eclosão de moléstias. Os estudiosos do que se poderia chamar de pluralismo terapêutico usam diversas designações para indicar as outras terapias, as que não são oficiais e nem consideradas científicas. Assim, expressões como "medicinas alternativas", "terapias marginais", "medicina popular" e "medicina de Folk" sic) empregadas em diferentes contextos sociais. Qualquer destas expressões, inclusive a de "terapias religiosas", pressupõe não apenas o pluralismo terapêutico, mas a existência de um referencial indispensável para a configuração de uma outra medicina: a medicina oficial. Realmente, a constituição e o reconhecimento de uma medicina alte

Origens Míticas e históricas da Umbanda

Na Maioria das Religiões é comum sua origem estar repleta de "fatos não objetivos". Relatos milagrosos, heróicos e sem comprovação histórica é a regra. Isto é da Natureza Humana e não estamos aqui para criticar ou desvalorizar nenhum "testemunho" seja ele histórico, objetivo ou subjetivo, místico ou milagroso. Mas as "Origens da Umbanda" também tem uma diversidade de relatos e versões, todas estas versão são aqui analisadas com o mais alto respeito aos mais velhos, aos guias, Orixás e a Deus.

Salve os Pretos Velhos - Adorei as Almas!

Pai Benedito do Rosário de Maria - Desenho a grafite Daniel Vinhas ® permitida a reprodução deste que citada autoria. Pretos velhos, espíritos tão populares na Umbanda, a ponto de muitas vezes suas figuras serem usadas como ícones da religião, são atribuídas comumente duas qualidades: a humildade e a sabedoria. A condição de escravo teria dado ao preto velho a postura sempre humilde, sentado em seu banquinho, com as costas arqueadas e falando baixinho, numa atitude típica de quem sabe que deve comportar-se adequadamente frente ao seu senhor. Já a sabedoria seria fruto da idade avançada e das largas experiências supostamente vivenciadas em Terra. Mas seria o preto velho apenas isso? Um senil humilde e sábio? Todo o sofrimento de um povo, que deu seu sangue para a construção de um país estaria resumido a uma figura arqueada e humilde, porém sábia?   Leia mais em UMBANDA EM DEBATE

Tipos de Umbanda - Qual o tipo de Umbanda que você pratica?

Parece estranho e realmente é estranho falar em tipos de Umbanda, mas convenhamos que a principal caracteristica religiosa do brasileiro é a diversidade cultural e de origem. UMBANDA É A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA CARIDADE A Umbanda é só uma, mas os Filhos de Umbanda tem origens das mais diversas e em muitos casos trata-se da preservação das tradições de cada Casa onde se pratica Umbanda. Recomendo o video abaixo com uma fantástica reflexão sobre os Tipos de Umbanda e gostaria muito que você comentasse a respeito e se gostou, coloque +1, twitter, compartilhe no Facebook, Ficarei muito Grato! Fraterno abraço a todos!   Tweetar Seguir @DanielVinhas1

Intolerância religiosa e suas estratégias (repasse) - por Douglas Fersan

  Vale dos Orixás - Santuário Nacional de Umbanda A intolerância religiosa se manifesta nas mais diversas instâncias e nem nos surpreende mais. O que surpreende é a falta de bom senso, os artifícios usados para que ela seja praticada. O Parque do Pedroso, localizado em Santo André (próximo à divisa com São Bernardo do Campo), era uma antiga pedreira, constantemente agredida pela atividade econômica ali praticada. Durante a década de 1970, a Federação Umbandista do Grande ABC (FUGABC), na pessoa do Pai Ronaldo Linares, encampou, com o devido alvará governamental, a imensa área (645.000m2) - que passou a ser conhecida como Santuário Nacional de Umbanda - e, além de criar um espaço para a prática religiosa umbandista, mantém uma política de preservação ambiental, pois todos os trabalhos ali realizados estão em sintonia com a filosofia da religião, que vê na natureza uma das maiores manifestações divinas, justamente à qual presta culto. Nenhum trabalho realizado desrespeita ou a

UMBANDA - Guia deixar Médium?

- Um guia deixa o médium em algum momento? - Se o médium está nervoso/irritado, começa a sentir a troca de energia e se irrita mais ainda, seus guias podem deixá-lo?  - O guia ABANDONA o médium em algum momento de sua vida? Isso é passageiro?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contato