Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2014

Origens Míticas e históricas da Umbanda

Na Maioria das Religiões é comum sua origem estar repleta de "fatos não objetivos". Relatos milagrosos, heróicos e sem comprovação histórica é a regra. Isto é da Natureza Humana e não estamos aqui para criticar ou desvalorizar nenhum "testemunho" seja ele histórico, objetivo ou subjetivo, místico ou milagroso. Mas as "Origens da Umbanda" também tem uma diversidade de relatos e versões, todas estas versão são aqui analisadas com o mais alto respeito aos mais velhos, aos guias, Orixás e a Deus.

Corrente Mediúnica - A Diversidade é Nosso Tesouro.

Somos ao mesmo tempo todos iguais e tão diferentes uns dos outros. Na Corrente Mediunica somos diferentes, cada um com seus dons, talentos, seus defeitos, manias e desafios. Somos todos irmãos, somos todos devedores, todos são importantes e úteis, seja você cambono de sustentação, medium incorporante, porteira, pai pequeno, ogã, etc. Se filho de qual orixá for, não existe ninguém maior ou menor. O mais Importante para se ter na mente e no coração: SOMOS DIFERENTES, MAS NOSSAS DIFERENÇAS NÃO NOS FAZ DESIGUAIS.

A corrente Mediunica de Umbanda

Bater Cabeça - Um por todos- Todos por Um Ideal Existe uma razão simples para que o ritual (gira ) de umbanda não seja seja um ato de magia isolado como remete o imaginário da magia e do encantamento dos Grandes Magos do Passado. Nenhum médium por mais dotado de faculdades mediúnicas, magísticas e conhecimento teria mais "força" que um grupo unido, fraterno e focado tal qual o lema dos Mosqueteiros "Um por Todos e Todos por Um". Mesmo que este grupo seja formado por seres humanos normais, com suas dúvidas, receios, necessidade de reforma íntma do carater e com muita coisa ainda por aprender. Felizmente somos imperfeitos e necessitamos do irmão (nosso próximo) e do convívio para executar a tarefa de servir a Deus e auxiliar nossos guias e assim redimir faltas anteriores e aparar nosso orgulho, nossa vaidade e vencer as barreiras do egoísmo.
Um marco na História da Umbanda no Brasil o 1º Congresso foi um ato Histórico, Social e Espiritual. O Programa do 1.° Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda : a) HISTÓRIA — Investigação histórica em torno das práticas espirituais de Umbanda através da antiga civilização, da da idade média até aos nossos dias, de modo a demonstrar à evidência a sua profunda raiz histórica. b) FILOSOFIA — Coordenação dos princípios filosóficos em que se apoia o Espiritismo de Umbanda, pelo estudo de sua prática nas mais antigas religiões e filosofias conhecidas, e sua comparação com o que vem sendo realizado no Brasil. c) DOUTRINA — Uniformização dos princípios doutrinários a serem adotados no Espiritismo de Umbanda, pela seleção dos conceitos e recomendações que se apresentarem como merecedoras de estudo, para o maior esclarecimento dos seus adeptos. d) RITUAL — Coordenação das várias modalidades de trabalho conhecidas, afim de se proceder á respectiva seleção, e recomendar-se a adoção da que f

A Magia de Umbanda - por Paula Monteiro

O livro de Paula Montero traz original e preciosa informação sobre um significativo segmento das terapias alternativas oferecidas aos brasileiros. Da doença a desordem constitui rigorosa analise das práticas terapêuticas da Umbanda e da cosmovisão que inspira a sua interpretação etiológica da eclosão de moléstias. Os estudiosos do que se poderia chamar de pluralismo terapêutico usam diversas designações para indicar as outras terapias, as que não são oficiais e nem consideradas científicas. Assim, expressões como "medicinas alternativas", "terapias marginais", "medicina popular" e "medicina de Folk" sic) empregadas em diferentes contextos sociais. Qualquer destas expressões, inclusive a de "terapias religiosas", pressupõe não apenas o pluralismo terapêutico, mas a existência de um referencial indispensável para a configuração de uma outra medicina: a medicina oficial. Realmente, a constituição e o reconhecimento de uma medicina alte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contato