Pular para o conteúdo principal

Religião do capeta é aquela que precisa do capeta para sobreviver

Que Capeta é este?

 – por Alexandre Cumino


Estes dias ouvi numa rádio um programa religioso de um outro segmento em que um "pastor" conversava com um ex-praticante de Magia Negativa. E os dois iam falando do diabo, falando do capeta, falando do tinhoso e dizendo que o espiritismo, a umbanda e o candomblé servem ao capeta. O ex-mago negativo dizia que trabalhou com mãe menininha, que trabalhou com Chico Xavier, que foi Maçom, foi tudo e que tudo era magia negra. Que todos serviam ao dito cujo.

Eu poderia ficar com raiva, poderia querer processar, poderia querer briga com o tamanho dos absurdos que ouvi.

Mas é tamanha a ignorância, é tamanho o desconhecimento do que está falando, é tão ridículo fazer estas afirmações, que a gente deveria apenas ter dó e ter pena de gente que usa de tais palavras para denegrir as praticas religiosas alheias.

Então não quero mais briga, não quero mais passar raiva, não quero mais confronto quero apenas estar junto de meus irmãos trabalhando o conhecimento, a cultura e a informação que tornam tão ridículas estas afirmações.

Religião do capeta é aquela que precisa do capeta para sobreviver. O "capeta" é alguém contratado para manter vivas as religiões que vivem do exercício de combatê-lo. Elas pagam para o capeta assombrar seus fiéis e terem o status de mandá-lo embora.

Religiões que criam o medo em seus fiéis só para poder vender a cura do que eles mesmas criaram.

Discursos teológicos infernais que alimentam o preconceito, a ignorância, o separativíssimo, o sectarismo, e principalmente o medo. Da mesma forma, pela mesma fórmula, alguns se sentem os heróis os destruidores do mal, os caça capeta por estarem dentro de um contexto em que o capeta é quem arregimenta seus fiéis. Se todos chegam com medo do capeta, então é o capeta que está a seu serviço lhe encaminhando fiéis.

Na Umbanda não temos o capeta, não lutamos contra o capeta e não usamos o capeta para arregimentar fiéis.

Como diria o saudoso Pai Francelino de Xapanã, que negócio é este? Que capeta é este que toda semana é expulso da Igreja e toda semana ele está de volta para ser expulso outra vez?

Que capeta é este?

Eu não sei!!!

Mas se ele existe seu nome deveria ser ignorância, ego, vaidade, cobiça, desamor e etc. Combater isso como um agente externo, pode funcionar de forma temporária.

Todos que estudam um pouquinho mais sobre o ser humano e sua psique sabem que lutar contra a sua sombra só faz ela crescer mais e mais.

Estão surgindo líderes religiosos com sombras gigantes, com sombras cada vez maiores, que exigem deles uma luta constante e ininterrupta. O que é muito desgastante, cansativo e que mais hora, menos hora acaba fugindo ao controle.

Lutar contra a sombra, cria uma dissociação do ser, tudo isso faz parte de nós e deve ser conhecido, assumindo a reponsabilidade por nossos atos movidos por nosso amor ou por nosso desamor, por nosso saber ou por nossa ignorância, por nossa fé ou por nossa ilusão. Devemos conhecer nossa sombra e colocar luz acima de nossas trevas. Devemos nos conhecer e curar nossos desequilíbrios, medos e frustrações.

Colocar a culpa no capeta é fácil, no entanto trará muitos problemas para o futuro, pois todos que colocam a “culpa” de seus atos num agente externo estão perdendo a oportunidade de se conhecer e assumir as rédeas de sua vida.

Colocar a culpa em alguém tira de si mesmo a oportunidade única de assumir a responsabilidade por seus atos e distancia a oportunidade de perdoar a si mesmo e perdoar o outro. Por isso ilusão e fanatismo estão sempre de mãos dadas.

Todos que dão à um agente externo o poder de suas vidas estão combatendo a si mesmos eximindo-se da responsabilidade das escolhas que fez e faz na vida. Então tudo que é negativo se torna uma tentação e a única maneira de sobreviver é estar 24 horas em guerra consigo mesmo, a única saída é o fanatismo total. E quem está constantemente em guerra consigo mesmo não consegue perdoar de jeito nenhum que vive em PAZ. Quem vive em guerra, quem está no inferno quer infernizar a vida de quem vive em PAZ. Então a forma de infernizar é tentar condenar ao inferno todos que não estão no mesmo inferno que eles.

Certa vez li um conto de duas crianças que se embriagaram na adega da família e uma criança embriagada gritava para a outra fazer silêncio e assim era a forma delas terem silêncio, na sua embriaguez, uma gritando com a outra, este era o seu silêncio. Assim é a paz e o reino dos ignorantes que passam os dias gritando o nome do senhor, expulsando o capeta e mandando em bora uma patê de si mesmo que deveria ser conhecida. Estas religiões que vivem de expulsar o capeta devem sobreviver mais uma ou duas gerações. Pois você expulsa o capeta na igreja e ele pega você em casa, pode-se disfarçar e mentir para um pastor. Pode-se enganar uma comunidade, pode-se fingir ser santo para pessoas desconhecidas, mas é impossível fazer isso com seus filhos. A criança sabe se esta religião faz de seus pais pessoas melhores, mais amorosas ou não. E para a criança a única coisa que importa é se seus pais são ou não amorosos.

Haverá uma nova geração, dos filhos de pais que passaram seus dias expulsando o capeta e colocando a culpa de seus atos no diabo, vamos ver como vão crescer estas crianças e quais serão suas escolhas espirituais. Daqui uns trinta anos veremos o futuro daqueles que lutam contra a própria sombra e tentam assombrar todos que não compartilham da mesma dissociação de identidade1-1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incorporação involutária na Umbanda

Num fórum sobre Religião e Espiritualidade um usuário perguntou: -É Possível alguém sem preparo, ser surpreendido e incorporar/receber uma entidade ? - O Que realmente é necessário para um umbandista ser virante (receber entidades) ? - Quem está incorporado vê, ouve, sente ? Tem mais - a Queria saber quando posso receber meu guia (sou de ogum) b quais cores são, e se posso usar diariamente, ou so no momento de trabalho ?

Qual a finalidade da umbanda?

Qual a finalidade da umbanda? Os adeptos dessa religião acreditam em Jesus? Por que são discriminados e chamados de macumbeiros? O que o umbandismo prega? Por que nos seus rituais, sempre incorporam espíritos? O q esses espíritos querem? Eu estive lendo q a umbanda não faz "trabalhos", quem faz esse tipo de coisa é a Quimbanda (q cultua os espíritos maus, faz macumba, bruxaria, feitiçaria, etc). É verdade? A melhor resposta escolhida pela autora da pergunta foi a da Gaúcha PGR7C Qual a finalidade da umbanda? chegar ao coração das pessoas e torna-las um ser humano de verdade, alguém capaz de amar , sem preconceito, alguém realmente humilde. CRISTO - OXALÁ NA UMBANDA Os adeptos dessa religião acreditam em Jesus? sim, acreditamos , apenas o chamamos de Oxalá, também sabemos que se Oxalá não permitir , nada acontece, ninguém trabalha (entidade)

Defumação na Umbanda Ponto Cantado para ouvir e Baixar grátis

Ponto Cantado de Umbanda - Defumação By Daniel Vinhas Defumação – Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Gravação: Abertura e Encerramento – Umbanda nas 7 Linhas - Ponto Cantado de Umbanda - Defumação Intérprete: Carlos Buby Ponto Cantado na Umbanda by varios artistas DOWNLOAD Religioso Tracks Defumação – Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo 2:02 imagem Letra: Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Jesus Cristo incensou aos filhos seus Eu incenso, eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá Eu incenso, eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá Estou incensando, estou defumando A casa do Bom Jesus da Lapa Baixar Ponto Cantado na Umbanda Defumação Download do audio mp3 grátis Ponto Cantado de Umbanda - Defumação   Classificação feita por usuários: 4.8 de 5. Vote também  Comments System WIDGET PACK

A origem da imagem do diabo

Diabo é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna do folclore medieval cristão. O Poder da Igreja que se aliou ao império romano temendo perder seus fiéis para o paganismo, apropriou-se de um elemento de cada deus pagão (vermelho como Marte-deus da guerra, Pan deus dos bosques e pastores, representado com chifres, orelhas e pernas de bode, o Tridente de Netuno divindade das Água a quem os navegantes evocavam proteção) e reuniu-os, para que toda vez que um de seus fiéis olhasse para uma divindade sentisse medo, associando-a ao mito pagão Lúcifer(portador da luz) com as trevas. Este mito sequer existe nas escrituras do Velho Testamento Original (Tanach Judaica). No Antigo Testamento (AT) o conceito do mal não existe de forma personificada e autônoma em relação a Deus. Na visão monista, característica do AT, a soberania absoluta de Deus não é ofuscada por nada. Deus é o autor de todas as coisas, sejam elas compreendidas como boas ou más pelo ser humano. No AT existe

A Magia de Umbanda - por Paula Monteiro

O livro de Paula Montero traz original e preciosa informação sobre um significativo segmento das terapias alternativas oferecidas aos brasileiros. Da doença a desordem constitui rigorosa analise das práticas terapêuticas da Umbanda e da cosmovisão que inspira a sua interpretação etiológica da eclosão de moléstias. Os estudiosos do que se poderia chamar de pluralismo terapêutico usam diversas designações para indicar as outras terapias, as que não são oficiais e nem consideradas científicas. Assim, expressões como "medicinas alternativas", "terapias marginais", "medicina popular" e "medicina de Folk" sic) empregadas em diferentes contextos sociais. Qualquer destas expressões, inclusive a de "terapias religiosas", pressupõe não apenas o pluralismo terapêutico, mas a existência de um referencial indispensável para a configuração de uma outra medicina: a medicina oficial. Realmente, a constituição e o reconhecimento de uma medicina alte

Origens Míticas e históricas da Umbanda

Na Maioria das Religiões é comum sua origem estar repleta de "fatos não objetivos". Relatos milagrosos, heróicos e sem comprovação histórica é a regra. Isto é da Natureza Humana e não estamos aqui para criticar ou desvalorizar nenhum "testemunho" seja ele histórico, objetivo ou subjetivo, místico ou milagroso. Mas as "Origens da Umbanda" também tem uma diversidade de relatos e versões, todas estas versão são aqui analisadas com o mais alto respeito aos mais velhos, aos guias, Orixás e a Deus.

Salve os Pretos Velhos - Adorei as Almas!

Pai Benedito do Rosário de Maria - Desenho a grafite Daniel Vinhas ® permitida a reprodução deste que citada autoria. Pretos velhos, espíritos tão populares na Umbanda, a ponto de muitas vezes suas figuras serem usadas como ícones da religião, são atribuídas comumente duas qualidades: a humildade e a sabedoria. A condição de escravo teria dado ao preto velho a postura sempre humilde, sentado em seu banquinho, com as costas arqueadas e falando baixinho, numa atitude típica de quem sabe que deve comportar-se adequadamente frente ao seu senhor. Já a sabedoria seria fruto da idade avançada e das largas experiências supostamente vivenciadas em Terra. Mas seria o preto velho apenas isso? Um senil humilde e sábio? Todo o sofrimento de um povo, que deu seu sangue para a construção de um país estaria resumido a uma figura arqueada e humilde, porém sábia?   Leia mais em UMBANDA EM DEBATE

Tipos de Umbanda - Qual o tipo de Umbanda que você pratica?

Parece estranho e realmente é estranho falar em tipos de Umbanda, mas convenhamos que a principal caracteristica religiosa do brasileiro é a diversidade cultural e de origem. UMBANDA É A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA CARIDADE A Umbanda é só uma, mas os Filhos de Umbanda tem origens das mais diversas e em muitos casos trata-se da preservação das tradições de cada Casa onde se pratica Umbanda. Recomendo o video abaixo com uma fantástica reflexão sobre os Tipos de Umbanda e gostaria muito que você comentasse a respeito e se gostou, coloque +1, twitter, compartilhe no Facebook, Ficarei muito Grato! Fraterno abraço a todos!   Tweetar Seguir @DanielVinhas1

Intolerância religiosa e suas estratégias (repasse) - por Douglas Fersan

  Vale dos Orixás - Santuário Nacional de Umbanda A intolerância religiosa se manifesta nas mais diversas instâncias e nem nos surpreende mais. O que surpreende é a falta de bom senso, os artifícios usados para que ela seja praticada. O Parque do Pedroso, localizado em Santo André (próximo à divisa com São Bernardo do Campo), era uma antiga pedreira, constantemente agredida pela atividade econômica ali praticada. Durante a década de 1970, a Federação Umbandista do Grande ABC (FUGABC), na pessoa do Pai Ronaldo Linares, encampou, com o devido alvará governamental, a imensa área (645.000m2) - que passou a ser conhecida como Santuário Nacional de Umbanda - e, além de criar um espaço para a prática religiosa umbandista, mantém uma política de preservação ambiental, pois todos os trabalhos ali realizados estão em sintonia com a filosofia da religião, que vê na natureza uma das maiores manifestações divinas, justamente à qual presta culto. Nenhum trabalho realizado desrespeita ou a

UMBANDA - Guia deixar Médium?

- Um guia deixa o médium em algum momento? - Se o médium está nervoso/irritado, começa a sentir a troca de energia e se irrita mais ainda, seus guias podem deixá-lo?  - O guia ABANDONA o médium em algum momento de sua vida? Isso é passageiro?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contato