Pular para o conteúdo principal

Intolerância religiosa e suas estratégias (repasse) - por Douglas Fersan

 

Vale dos Orixás - Santuário Nacional de Umbanda


A intolerância religiosa se manifesta nas mais diversas instâncias e nem nos surpreende mais. O que surpreende é a falta de bom senso, os artifícios usados para que ela seja praticada.

O Parque do Pedroso, localizado em Santo André (próximo à divisa com São Bernardo do Campo), era uma antiga pedreira, constantemente agredida pela atividade econômica ali praticada.

Durante a década de 1970, a Federação Umbandista do Grande ABC (FUGABC), na pessoa do Pai Ronaldo Linares, encampou, com o devido alvará governamental, a imensa área (645.000m2) - que passou a ser conhecida como Santuário Nacional de Umbanda - e, além de criar um espaço para a prática religiosa umbandista, mantém uma política de preservação ambiental, pois todos os trabalhos ali realizados estão em sintonia com a filosofia da religião, que vê na natureza uma das maiores manifestações divinas, justamente à qual presta culto.

Nenhum trabalho realizado desrespeita ou agride a natureza. Ao contrário disso, a harmonia com a flora e a fauna da região são perceptíveis e fazem parte das regras estabelecidas para aqueles que fazem uso do local. Assim, uma imensa área que seria destinada à degradação, hoje é preservada e respeitada. Mas para alguns isso constitui um “problema” (sim, entre aspas): o problema é que essa área é preservada por umbandistas.

Já faz um bom tempo que o Santuário sofre ataques por parte justamente daqueles que deveriam respeitar os direitos do cidadão (como a liberdade de culto religioso) e do meio ambiente. Sob a absurda alegação de que a estrada de acesso ao local (uma estrada de terra, simples, cercada de mata atlântica) provoca prejuízos ao meio ambiente, representantes do Poder Público tentam fechar o acesso ao Santuário. São os intolerantes de plantão, usando pretextos sem qualquer nexo para tentar impedir a prática de uma religião, a qual com certeza não conhecem ou compreendem). E não vou dizer aqui que são evangélicos, como muitos devem pensar em princípio, pois os verdadeiros evangélicos honram a Bíblia que carregam e sabem respeitar as diferenças. Essas pessoas devem ser taxadas apenas como desconhecedoras e intolerantes, independente da fé que professam.

Na última semana de agosto, a Promotoria Pública de Meio Ambiente do município de Santo André, num ataque descabido, solicitou ao Poder Judiciário que a estrada de acesso ao Santuário fosse fechada. A ação não se concretizou, mas ainda corremos o sério risco de perder esse acesso, nos obrigando a fazer outro caminho, mais longo, no qual os automóveis irão poluir dez vezes mais e a degradação, antes ínfima, será mais notória. É uma simples questão de lógica: a troca de uma estrada curta por outra dez vezes mais longa em nada favorece a preservação do meio ambiente, portanto fica muito clara as intenções por trás de tal atitude.

De qualquer forma o Santuário não será fechado. Se o caminho for dez vezes mais longo, faremos um caminho dez vezes mais longo. Se for cem vezes mais longo, o faremos também, e os orixás hão de tornar a distância mais curta para nós. Porém, não vamos deixar que essa medida arbitrária se concretize. Vamos nos manifestar, enviar emails aos vereadores e demais instâncias do poder público manifestando nosso repúdio, a falta de lógica dessa situação e o desrespeito a uma das maiores manifestações do Estado democrático: a liberdade de culto.

Lembrando mais uma vez que o Santuário não fechará. Mas também não nos entregaremos a essa medida sem luta, sem manifestar nosso repúdio ao ato e o nosso orgulho ao trabalho que vem se realizando honesta e honradamente há quatro décadas. Isso também é levar adiante a Bandeira de Oxalá.

Repasse essa mensagem.

Douglas Fersan
09/09/2011

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Incorporação involutária na Umbanda

Num fórum sobre Religião e Espiritualidade um usuário perguntou: -É Possível alguém sem preparo, ser surpreendido e incorporar/receber uma entidade ? - O Que realmente é necessário para um umbandista ser virante (receber entidades) ? - Quem está incorporado vê, ouve, sente ? Tem mais - a Queria saber quando posso receber meu guia (sou de ogum) b quais cores são, e se posso usar diariamente, ou so no momento de trabalho ?

Qual a finalidade da umbanda?

Qual a finalidade da umbanda? Os adeptos dessa religião acreditam em Jesus? Por que são discriminados e chamados de macumbeiros? O que o umbandismo prega? Por que nos seus rituais, sempre incorporam espíritos? O q esses espíritos querem? Eu estive lendo q a umbanda não faz "trabalhos", quem faz esse tipo de coisa é a Quimbanda (q cultua os espíritos maus, faz macumba, bruxaria, feitiçaria, etc). É verdade? A melhor resposta escolhida pela autora da pergunta foi a da Gaúcha PGR7C Qual a finalidade da umbanda? chegar ao coração das pessoas e torna-las um ser humano de verdade, alguém capaz de amar , sem preconceito, alguém realmente humilde. CRISTO - OXALÁ NA UMBANDA Os adeptos dessa religião acreditam em Jesus? sim, acreditamos , apenas o chamamos de Oxalá, também sabemos que se Oxalá não permitir , nada acontece, ninguém trabalha (entidade)

Defumação na Umbanda Ponto Cantado para ouvir e Baixar grátis

Ponto Cantado de Umbanda - Defumação By Daniel Vinhas Defumação – Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Gravação: Abertura e Encerramento – Umbanda nas 7 Linhas - Ponto Cantado de Umbanda - Defumação Intérprete: Carlos Buby Ponto Cantado na Umbanda by varios artistas DOWNLOAD Religioso Tracks Defumação – Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo 2:02 imagem Letra: Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Jesus Cristo incensou aos filhos seus Eu incenso, eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá Eu incenso, eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi, de Ogum e Oxalá Estou incensando, estou defumando A casa do Bom Jesus da Lapa Baixar Ponto Cantado na Umbanda Defumação Download do audio mp3 grátis Ponto Cantado de Umbanda - Defumação   Classificação feita por usuários: 4.8 de 5. Vote também  Comments System WIDGET PACK

A origem da imagem do diabo

Diabo é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna do folclore medieval cristão. O Poder da Igreja que se aliou ao império romano temendo perder seus fiéis para o paganismo, apropriou-se de um elemento de cada deus pagão (vermelho como Marte-deus da guerra, Pan deus dos bosques e pastores, representado com chifres, orelhas e pernas de bode, o Tridente de Netuno divindade das Água a quem os navegantes evocavam proteção) e reuniu-os, para que toda vez que um de seus fiéis olhasse para uma divindade sentisse medo, associando-a ao mito pagão Lúcifer(portador da luz) com as trevas. Este mito sequer existe nas escrituras do Velho Testamento Original (Tanach Judaica). No Antigo Testamento (AT) o conceito do mal não existe de forma personificada e autônoma em relação a Deus. Na visão monista, característica do AT, a soberania absoluta de Deus não é ofuscada por nada. Deus é o autor de todas as coisas, sejam elas compreendidas como boas ou más pelo ser humano. No AT existe

A Magia de Umbanda - por Paula Monteiro

O livro de Paula Montero traz original e preciosa informação sobre um significativo segmento das terapias alternativas oferecidas aos brasileiros. Da doença a desordem constitui rigorosa analise das práticas terapêuticas da Umbanda e da cosmovisão que inspira a sua interpretação etiológica da eclosão de moléstias. Os estudiosos do que se poderia chamar de pluralismo terapêutico usam diversas designações para indicar as outras terapias, as que não são oficiais e nem consideradas científicas. Assim, expressões como "medicinas alternativas", "terapias marginais", "medicina popular" e "medicina de Folk" sic) empregadas em diferentes contextos sociais. Qualquer destas expressões, inclusive a de "terapias religiosas", pressupõe não apenas o pluralismo terapêutico, mas a existência de um referencial indispensável para a configuração de uma outra medicina: a medicina oficial. Realmente, a constituição e o reconhecimento de uma medicina alte

Origens Míticas e históricas da Umbanda

Na Maioria das Religiões é comum sua origem estar repleta de "fatos não objetivos". Relatos milagrosos, heróicos e sem comprovação histórica é a regra. Isto é da Natureza Humana e não estamos aqui para criticar ou desvalorizar nenhum "testemunho" seja ele histórico, objetivo ou subjetivo, místico ou milagroso. Mas as "Origens da Umbanda" também tem uma diversidade de relatos e versões, todas estas versão são aqui analisadas com o mais alto respeito aos mais velhos, aos guias, Orixás e a Deus.

Salve os Pretos Velhos - Adorei as Almas!

Pai Benedito do Rosário de Maria - Desenho a grafite Daniel Vinhas ® permitida a reprodução deste que citada autoria. Pretos velhos, espíritos tão populares na Umbanda, a ponto de muitas vezes suas figuras serem usadas como ícones da religião, são atribuídas comumente duas qualidades: a humildade e a sabedoria. A condição de escravo teria dado ao preto velho a postura sempre humilde, sentado em seu banquinho, com as costas arqueadas e falando baixinho, numa atitude típica de quem sabe que deve comportar-se adequadamente frente ao seu senhor. Já a sabedoria seria fruto da idade avançada e das largas experiências supostamente vivenciadas em Terra. Mas seria o preto velho apenas isso? Um senil humilde e sábio? Todo o sofrimento de um povo, que deu seu sangue para a construção de um país estaria resumido a uma figura arqueada e humilde, porém sábia?   Leia mais em UMBANDA EM DEBATE

Tipos de Umbanda - Qual o tipo de Umbanda que você pratica?

Parece estranho e realmente é estranho falar em tipos de Umbanda, mas convenhamos que a principal caracteristica religiosa do brasileiro é a diversidade cultural e de origem. UMBANDA É A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA CARIDADE A Umbanda é só uma, mas os Filhos de Umbanda tem origens das mais diversas e em muitos casos trata-se da preservação das tradições de cada Casa onde se pratica Umbanda. Recomendo o video abaixo com uma fantástica reflexão sobre os Tipos de Umbanda e gostaria muito que você comentasse a respeito e se gostou, coloque +1, twitter, compartilhe no Facebook, Ficarei muito Grato! Fraterno abraço a todos!   Tweetar Seguir @DanielVinhas1

UMBANDA - Guia deixar Médium?

- Um guia deixa o médium em algum momento? - Se o médium está nervoso/irritado, começa a sentir a troca de energia e se irrita mais ainda, seus guias podem deixá-lo?  - O guia ABANDONA o médium em algum momento de sua vida? Isso é passageiro?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contato